Cinco movimentos do mercado de embalagens para prestar atenção ainda em 2019
O primeiro trimestre de 2019 já está chegando ao fim. Durante o período, o mercado de embalagens apresentou alguns movimentos que irão nortear as tendências de desenvolvimento de recipientes. Observar as mudanças da indústria e estudos de comportamento do consumidor é essencial para desenvolver um invólucro que chame a atenção do consumidor e oferece a segurança que o produto merece.
De acordo com um artigo divulgado pela Packaging Digest, é possível identificar cinco movimentos da indústria de recipientes: embalagens flexíveis, comércio eletrônico, sustentabilidade, minimalismo e design vintage.
Embalagens flexíveis
O último relatório da Flexible Packaging Association apontou que os flexíveis já respondem por 19% do mercado de embalagens nos Estados Unidos. Além de contribuir para a sustentabilidade ao permitir o uso completo do produto, as novas iniciativas de reciclagem no fim da vida útil permitem que os flexíveis alcancem um crescimento cada vez maior.
Outra razão do sucesso é que normalmente são projetadas estruturalmente para serem fáceis de usar pelo cliente, como a possibilidade de serem seladas. A forma adaptável de uma bolsa geralmente ajuda o transporte e o armazenamento. Também usa menos material do que a embalagem rígida, e seu peso mais leve ajuda a reduzir os custos de transporte e comércio eletrônico. Essa redução na fonte diminui o impacto geral no meio ambiente.
Comércio eletrônico
Recentemente, publicamos um conteúdo com dicas sobre como as embalagens flexíveis podem ajudar o e-commerce. A empresa de pesquisa Forrester prevê que as vendas de varejo online dos Estados Unidos alcançarão US$ 500 bilhões até 2020, muito acima dos US$ 373 bilhões em 2016.
À medida que o comércio eletrônico se torna mais popular, as marcas têm que criar novas estratégias para se destacar e isso inclui pensar em embalagens personalizadas, diferentes, atraentes para os olhos e que provoquem uma experiência para o consumidor.
Outro fator importante quando falamos de embalagens de comércio eletrônico é avaliar o número de materiais envolvidos em um produto. É preciso tomar cuidado para que o recipiente não provoque uma reputação hostil para a marca, ao mesmo tempo que é necessário se preocupar com a segurança do invólucro para que o produto resista durante o transporte.
Consciência ambiental
As embalagens sustentáveis têm se tornado cada vez mais importantes para os consumidores ao longo dos anos, principalmente porque as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre seus efeitos em nosso planeta. Muitas marcas levaram o fato em consideração e mudaram suas embalagens, substituindo plásticos não recicláveis por alternativas sustentáveis. Isso é positivo tanto para a reputação do ecossistema quanto da marca.
Minimalismo
A maior força do minimalismo na era moderna é a sua clareza. Conforme publicamos aqui, as pessoas buscam cada vez mais se informar sobre métodos, ingredientes e outros dados do produto nas embalagens. Os designs minimalistas eliminam o excesso de ruído e concentram-se nos elementos essenciais e na substância do próprio produto.
Os consumidores são mais céticos sobre o que as marcas estão tentando vender do que antes e ser bombardeado com informações pode fazer com que eles que as marcas estão tentando distraí-los de uma captura oculta. Por outro lado, se um produto usa apenas uma pequena quantidade de texto para explicar exatamente o que ele contém, a simplicidade resultante implicará em transparência. Isso recompensará a marca com maior confiança do consumidor e, eventualmente, fidelidade. Portanto, o uso efetivo de cores, espaços vazios e fontes originais será fundamental.
O poder da nostalgia
Outro estilo que muitas marcas usaram (e continuarão a usar) é o das embalagens vintage. Para mantê-las inovadoras e modernas, as marcas devem estar constantemente conscientes dos estilos de mudança na indústria e sempre buscar tendências promissoras. Criar um toque retrô provou ser popular nos últimos anos, principalmente quando falamos de alimentos e bebidas. A aprovação do consumidor ao estilo está enraizada na nostalgia, o que gera uma relação emocional e pessoal com o produto.
As embalagens vintage também têm um ar de autenticidade. A conexão que ela provoca com o consumidor faz com que confie no produto mais do que nas outras embalagens com designs modernos e desconhecidos para ele. Para muitas marcas, a embalagem vintage será uma opção viável e potencialmente lucrativa.