Embalagens para alimentos contribuem para aumentar o número de vendas
A embalagem para alimentos deve cumprir diversas funções. As principais são oferecer segurança para o produto, qualidade e informação ao consumidor. Ao mesmo tempo, o invólucro pode influenciar a compra e contribuir para o aumento das vendas de um produto.
Uma pesquisa realizada pela Nielsen traz informações sobre o comportamento dos consumidores diante da compra. Os dados apontam que 70% das decisões de compra são tomadas em frente à gôndola do supermercado. Além disso, a pesquisa também mostra que o comprador gasta 15 segundos nos corredores dos supermercados e dá atenção de apenas 1,6 segundos para cada estímulo visual. Por este motivo, investir na embalagem pode ser a estratégia que falta para o sucesso do seu negócio.
Além das funções primordiais de qualidade e proteção, a embalagem para alimentos é o que comunica os diferenciais do produto. “Ela explica como o produto deve ser consumido e preparado quando é o caso, detalha a tabela nutricional e informa seus principais atributos, atrai o consumidor e o faz desejar o produto. É uma ferramenta de marketing e instrumento de comunicação da empresa com seu consumidor, ressalta a diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Napolitano Camilo.
Para Evandro Luiz Capelasso, publicitário e professor especialista em produção gráfica do Senac, a embalagem é um “vendedor silencioso, tem uma linguagem visual de categoria, a cor, os elementos e uma estratégia de design, que pode envolver desde sua apresentação estrutural até elementos gráficos chamativos.
“É preciso encarar a embalagem para alimentos como uma grande vitrine no ponto de venda. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados durante o seu desenvolvimento. “Uma boa embalagem carrega uma estratégia de design amparada pelo trabalho de campo/pesquisa e integração com a indústria. O conceito criativo, que engloba a imagem do produto, tipografia, elementos visuais e cor de fundo, deve, ainda, considerar a função básica da embalagem, que é a estrutura de proteção aos itens. Portanto, o desafio está na associação do design estrutural ao gráfico”, explica Luiz.
Para o especialista, a estratégia é evidenciar a funcionalidade e a percepção da embalagem na gôndola e se diferenciar dos concorrentes.
Fonte: Fispal Tecnologia