Estudo revela qual embalagem de bebidas causa menos impacto ambiental
A entidade internacional Flexible Packaging Association (FPA) elaborou em abril deste ano um relatório que analisa os benefícios sustentáveis que embalagens flexíveis oferecem em comparação a outros materiais. Foram levados em consideração impactos de carbono, uso de combustíveis fósseis e de água, relação produto-pacote, bem como a quantidade de material de embalagem que vai para o aterro.
Os pesquisadores utilizaram como amostra garrafas de vidro e de embalagens flexíveis para armazenamento de bebidas. No caso de líquidos, exige-se um formato de pacote mais robusto, o suficiente para conter o volume sem quebrar durante o transporte ou uso, sendo assim, ambos atendem à essa necessidade.
É comum que muitos pensem que a garrafa de vidro é mais sustentável, entretanto é necessária muito mais água no processo de fabricação do vidro do que no de laminação, principalmente na etapa de resfriamento do material. Além disso, as garrafas de embalagens flexíveis tem menores emissões globais de gases de efeito estufa devido ao seu peso leve, material eficiente e sistema de confecção.
Outra vantagem das embalagens flexíveis sobre as de vidro, observada pelos pesquisadores, é que, de acordo com a taxa de reciclagem atual, a garrafa de vidro resulta em mais material que acaba em resíduos sólidos urbanos do que a garrafa PET (1,213%).
Fonte: Flexible Packaging Association (FPA)