Mintel aponta quatro tendências globais para alimentos e bebidas
A Mintel, uma das principais empresas do mundo em inteligência de mercado, realizou um estudo para detectar as maiores tendências para o setor de alimentos e bebidas. A pesquisa é baseada no que o consumidor espera dos players desses segmentos.
A análise aponta que as empresas devem se preocupar mais com a questão da transparência sobre o que vendem, além de fornecer produtos para clientes que valorizam diferentes texturas, sensações e personalização.
Confira abaixo as principais dicas apresentadas pelo especialista global de alimentos e bebidas da Mintel, Jenny Zegler:
Transparência total
A desconfiança de parte da população exerce pressão sobre os fabricantes para que estes ofereçam informações detalhadas e honestas sobre como, onde e quando os produtos são cultivados, colhidos, feitos e vendidos. Por isso, a necessidade de garantir a segurança e a confiança levou ao aumento de posicionamentos naturais, éticos e ambientais em uma escala global.
Além de detalhes mais específicos, os próximos rótulos devem desafiar fabricantes e varejistas a democratizar a transparência e a rastreabilidade para que os produtos sejam acessíveis a todos os consumidores, independentemente da renda familiar.
Práticas de autorrealização
O ritmo frenético da vida moderna e a conectividade constante fizeram com que muitos consumidores buscassem maneiras de escapar da negatividade em suas vidas. Dessa forma, pessoas que se sentem sobrecarregadas se concentram em seu próprio bem-estar e priorizam o tempo e os esforços dedicados a si mesmas.
Definições individuais de autocuidado e equilíbrio farão com que uma grande variedade de formatos, formulações e porções de alimentos e bebidas sejam produzidos. Esses produtos devem oferecer soluções e tratamentos que possam ser incorporados em definições customizadas e flexíveis de saúde e bem-estar. Os consumidores estão à procura de ingredientes e combinações de alimentos e bebidas que proporcionem benefícios nutricionais, físicos ou emocionais.
Novas sensações
Em 2018, o som, a sensação e a satisfação fornecidos pela textura se tornam mais importantes para empresas e consumidores. A textura é a próxima característica da formulação que pode receber investimentos para proporcionar experiências interativas e que possam ser documentadas pelos consumidores pessoalmente ou digitalmente.
Tratamento preferencial
Como a tecnologia nos ajuda a comprar de forma mais fácil, surge uma nova onda de promoções e produtos específicos. Para economizar tempo e dinheiro, os consumidores experimentam uma variedade de canais e tecnologias para adquirir alimentos e bebidas como entrega em domicílio, serviços de assinatura e reposição automática.
Indústrias e varejistas podem aproveitar a novidade estabelecendo novos níveis de eficiência, como recomendações personalizadas, combinações que cruzam diferentes categorias e soluções criativas que economizem tempo, esforço e energia do consumidor. Existem oportunidades para as empresas atraírem pessoas através da criação de produtos, sugerindo combinações de itens e outras opções em diferentes categorias de consumo que tornam as compras mais eficientes e acessíveis para os clientes.
Fonte: Abre