Estímulo sensorial: como melhorar a estratégia da sua embalagem
Os cinco sentidos dos seres humanos são responsáveis por conectar diferentes sensações e gerar uma sinergia com a realidade. É através desse processo que os consumidores não apenas estabelecem vínculos, mas também gostos e relacionamentos com as marcas. De acordo com um estudo realizado pela Packaging Digest, uma pessoa recebe atualmente cinco mil mensagens por dia, sendo a maior parte delas por meio da visão e da audição.
A experiência que o recipiente promove entre as pessoas e as marcas deve ser pensada de forma envolvente. É possível criar sensações que transmitam a mensagem com eficiência e reforçar a comunicação desejada. Confira abaixo alguns pontos relevantes para devem ser levados em conta por quem desenvolve embalagens:
Estimulo sensorial: o ambiente está cheio de informações que captamos através de receptores sensoriais localizados em todo o nosso corpo. Eles concentram-se principalmente nas nossas mãos, pés, lábios, boca, língua, olhos, orelhas, nariz e pele. Cada um é responsável por captar estímulos e passar para o nosso cérebro para processamento, o que envolve organizar, priorizar, entender e responder aos estímulos. Dessa forma, as empresas devem sempre promover customizações e possibilitar a relação entre as mercadorias e os sentidos do consumidor.
Sinestesia: quem nunca reconheceu uma loja só de sentir o cheio no corredor do shopping? Algumas marcas são reconhecidas sem ao menos ter o nome mencionado, pois trabalham fortemente com os cheios, sons e dos gostos. Se esses itens se misturarem em uma experiência única, acontece o que chamamos de sinestesia. Desta forma, criam-se memórias se constroem que podem ajudar a reforçar a experiência do consumidor, despertando emoções.
Tato: tratando-se de invólucros, o tato é um dos sentidos que podem ser usados para proporcionar uma experiência ainda mais intensa. Um dos principais exemplos conhecidos é a criação da lata Heineken Touch. Por meio do uso de verniz em alto relevo, foi possível provocar uma sensação diferente de toque e gerou um diferencial comparado à padronização das embalagens de cervejas que apresentavam a mesma lata.