Pesquisa aponta crescimento de 5% para o mercado de embalagens flexíveis na Europa
Uma pesquisa de mercado realizada pela Technavio sobre o mercado de embalagens flexíveis na Europa prevê um aumento de cerca de 5% até 2022. A empresa é especializada nesse tipo de estudo.
O relatório segmenta o mercado das embalagens flexíveis na Europa em duas partes. Uma delas é o utilizador final, como produtos alimentares, produtos de confeitaria e cuidados de saúde. Já a segunda é a geografia, dividida em Europa Ocidental e Europa Oriental. Ele fornece uma ilustração detalhada dos principais fatores que influenciam o mercado, incluindo oportunidades, tendências e desafios específicos do setor.
Abaixo estão algumas das principais descobertas do estudo:
1.Em 2017, o setor de alimentos foi responsável pela maior parte do mercado.
2.Redução de peso em embalagens flexíveis em comparação com embalagens rígidas: um importante impulsionador do mercado.
Essa mudança é um dos principais fatores que impulsionam o mercado de embalagens flexíveis na Europa. O crescente foco na sustentabilidade faz com que as empresas adotem estratégias para diminuir os resíduos plásticos que são gerados e estimule a demanda por esse tipo de recipiente.
3. Ênfase crescente em biopolímeros: tendência dos mercados emergentes.
Em 2017, as embalagens representaram uma fatia importante de mais de 30% do mercado global de plástico. Além disso, as flexíveis representaram mais de 20% do mercado.
As crescentes preocupações ambientais entre as pessoas e organizações governamentais têm contribuído para o crescente foco em biopolímeros, um material plástico renovável fabricado a partir de biomassa. De acordo com a pesquisa da Technavio, o uso crescente de embalagens de bioplástico deve obrigar os fabricantes a substituírem o produto. Entretanto, a adoção desses recipientes ainda deve ser lenta, exigindo um tempo razoável para serem trocadas.
4. Oportunidades do mercado global.
Em termos de dominância regional, o mercado de embalagens flexíveis na Europa Ocidental possuiu a maior participação (58%) do mercado em 2017. Isso ocorreu devido ao uso extensivo de embalagens flexíveis em países desenvolvidos associado ao alto consumo de alimentos embalados e produtos de confeitaria. Além disso, é esperado que a Europa Oriental cresça em um ritmo mais acelerado devido ao crescente consumo de produtos para cuidados pessoais.
Fonte: Flexpack