Veja dicas de como renovar as embalagens de produtos de consumo recorrente
O recipiente é o principal recurso de comunicação dos atributos da marca, além de ser a melhor forma de persuadir, motivar e influenciar o consumidor na hora da escolha do produto. Para as empresas que vendem alimentos de compra recorrente como massas, biscoitos, pães e itens de uso diário, é fundamental que a embalagem se destaque em relação às concorrentes.
A gôndola do supermercado é a maior mídia dos fabricantes, na qual a exposição dos produtos é planejada para atrair a atenção e vender. O recipiente deixa de ser apenas uma proteção para se transformar em veículo. Por isso, a principal motivação para a troca de embalagens de uma marca é a adequação de seu posicionamento em todos os pontos de contato com o consumidor.
O invólucro deve estar em dia com o que há de mais moderno nos padrões estéticos, detalhe que necessita de grande atenção da marca. Com o maior acesso da população às informações, as formas visuais mudam com muita rapidez e a necessidade de atualização se torna mais imediata.
Dicas importantes para uma empresa na hora de renovar o seu invólucro são:
– Tomar cuidado em não utilizar elementos que possam descaracterizar a marca, para que a ligação dela com o consumidor não se perca.
– Utilizar modificações ousadas e frequentes para produtos destinados ao público jovem.
– Explorar o design sensorial em produtos relacionados à alimentação. Recipientes com imagens em 3D podem ser uma boa alternativa, fazendo a mercadoria apresentar mais volume e gerar a sensação de desejo no consumidor.
– Aproveitar épocas comemorativas para renovação. Natal, Páscoa, dia dos namorados, entre outros, representam oportunidades para colocar o produto em destaque e atingir o lado emocional do cliente.
Estas alterações normalmente são realizadas em conjunto com outras ações de reposicionamento, que incluem comunicação, ponto de venda, selos de destaque no produto, ações promocionais, entre outras. Dessa forma, é necessário sempre reforçar ao consumidor que a embalagem mudou, mas o produto continua o mesmo. Como resultado, não apenas a renovação da imagem da marca, mas também o resultado financeiro é percebido, já que todo o conjunto impacta positivamente nas vendas.
Fonte: Guia da embalagem