Saiba como as embalagens podem contribuir na redução do desperdício
A perda e o desperdício de alimentos são problemas graves que geram um prejuízo financeiro em torno de U$S 940 bilhões por ano. Atualmente, um terço de todas as comidas produzidas no mundo é jogado no lixo, o que significa 1,3 bilhão de tonelada.
Esses valores geram preocupações em muitas marcas que tentam oferecer soluções e passar uma imagem melhor em relação à sustentabilidade. Nesse contexto, é necessário discutir a importância das embalagens, que podem ser usadas de maneiras criativas e eficientes para evitar o desperdício. Os recipientes devem ser cada vez mais aprimorados para preservar a vida útil de um produto em todo seu trajeto.
Confira algumas soluções abaixo:
Influência do formato
Uma das opções para reduzir perdas de alimentos é otimizar o formato das embalagens. Quanto mais estáveis, mais seguro será o transporte e armazenamento no estoque. A empresa austríaca Mondi decidiu investir em um design funcional para as melancias. Ao embalar o produto em uma caixa retangular, o processo de montar e empilhar ficou mais simples. Assim, as perdas diminuíram e, com a novidade da alça, o consumidor ficou mais estimulado a levar a fruta do supermercado para casa.
Influência de gases e materiais
Para aumentar a vida útil de carnes, frutas e vegetais também é possível modificar o interior do recipiente para retirar a maior parte do oxigênio e introduzir uma mistura de gases, como nitrogênio e dióxido de carbono, para inibir a multiplicação de bactérias e fungos.
Entretanto, esse processo é mais delicado pois o excesso de um dos gases pode alterar o sabor e a aparência do alimento. Quando feito com cuidado, reduz a necessidade de conservantes e mantém o produto fresco por um período de tempo maior.
A empresa norte-americana LiquiGlide também criou outra solução inteligente: o desenvolvimento de uma substância que gruda com mais facilidade em superfícies sólidas do que em líquidos. Quando utilizada no interior de uma embalagem, ela se torna mais escorregadia. A vantagem dessa inovação é sua capacidade de evitar desperdícios, já que o produto é utilizado até o final.
Confira o vídeo:
Em relação ao consumidor, as embalagens também evitam o gasto desnecessário de várias formas, seja dividindo um produto em porções ou apresentando um zíper abre-fecha.
Fonte: Abre