Como as embalagens flexíveis podem ajudar o e-commerce
O mercado de comércio eletrônico continua a se expandir à medida que a demanda do consumidor aumenta para um ponto de venda digital, entrega conveniente de produtos e retorno sem esforço. A empresa de pesquisa Forrester prevê que as vendas de varejo online dos Estados Unidos alcançarão US$ 500 bilhões até 2020 , muito acima dos US$ 373 bilhões em 2016.
Embora esse crescimento seja favorável para as marcas que utilizam uma plataforma de comércio eletrônico, ele representa um desafio em termos de embalagem, principalmente quando a pretensão é operar uma cadeia de suprimentos sustentável. Quando os gerentes de marca planejam sua logística de remessa de comércio eletrônico, alguns dos principais desafios de empacotamento que surgem são como obter compactação e proteção de barreira durável, mantendo ao mesmo tempo o menor uso de carbono.
Quanto melhor a embalagem de proteção, menor a probabilidade do produto ser danificado e devolvido. Em alguns casos, os retornos podem causar mais desperdício e danos ecológicos, pois precisam ser processados, reciclados e enviados para um aterro.
Oportunidades do comércio eletrônico
Os atributos das embalagens flexíveis podem oferecer oportunidades para enfrentar alguns dos maiores desafios de sustentabilidade do comércio eletrônico. Embalagens flexíveis podem reduzir os custos de transporte e a produção de energia, pois são mais leves que as alternativas rígidas. Além disso, ao usar embalagens flexíveis, as marcas podem reduzir as emissões de CO2 movendo mais produtos com menos caminhões e aviões.
De acordo com a associação Flexible Packaging Assn. (FPA), um caminhão de embalagens flexíveis equivale a 26 caminhões de frascos de vidro. Dessa forma, esse tipo também oferece uma maior proporção de produto para embalagem, uma característica especialmente importante, já que as transportadoras cobram pelo tamanho e peso. Durante o transporte, a embalagem flexível também pode reduzir o desperdício, oferecendo as propriedades de barreira adequadas para proteger o produto.
Embora casar práticas comerciais sustentáveis com o comércio eletrônico tenha desafios, as embalagens flexíveis podem gerar resultados benéficos para o consumidor e para a marca. Uma empresa pode reduzir o desperdício e a quantidade de carbono, e aumentar os volumes de remessa e prazo de validade, enquanto os consumidores pagam menos pelo frete. Além disso, os consumidores poderiam ter a tranquilidade de saber que a embalagem da sua compra on-line é adequada ao meio ambiente.
Fonte: Packaging Digest