Embalagens inteligentes: especialista inglês revela as tendências para 2019
Falta pouco mais de um mês para o ano acabar e chega o momento de pensar em como aperfeiçoar o desenvolvimento das suas embalagens inteligentes em 2019. Com o avanço da tecnologia e o uso constante dos smartphones pelos consumidores, são muitas as oportunidades de inovação dessa área do marketing.
Cameron Worth, CEO e fundador da SharpEnd, uma agência de branding londrina especializada em usar a Internet das Coisas (IoT) em estratégias de consumo, destacou algumas tendências para esse segmento e detalhou como as marcas podem se beneficiar das novas tecnologias.
Tecnologia NFC
Apenas no mercado norte-americano, no ano de 2019, estima-se que os consumidores terão contato com mais 10 milhões de Bens de Consumo de Movimentação Rápida (Fast Moving Consuming Goods – FMCG). Ao mesmo tempo, a comunicação NFC (Near Field Communication) deverá se popularizar cada vez mais.
Para quem não conhece, trata-se de uma tecnologia sem fio (wireless) que permite que dois dispositivos se comuniquem mediante uma simples aproximação entre eles. Difere-se do Bluetooth, pois não é necessária a digitação de senhas. Cada vez mais pessoas terão smartphones equipados com essa tecnologia, podendo trocar dados com chips instalados em diversos tipos de itens.
Desta forma, qualquer embalagem passa a ser uma plataforma de mídia, trocando informações relevantes com o consumidor. “Dez milhões de interações dão às marcas dez milhões de chances de ter conversas personalizadas com seus usuários finais. É uma oportunidade de conversar com eles, entendendo o que, como e onde eles compram”, aponta o CEO.
Inovação dentro das empresas
O profissional também prevê que as atividades e laboratórios de inovação passarão, cada vez mais, a ser desenvolvidos dentro das próprias empresas. Como isso impacta os departamentos de desenvolvimento de embalagens? Quais os benefícios e desafios?
Segundo Cameron, um dos aspectos positivos é a maior habilidade na criação de protótipos. Outro ponto é que a gama de tecnologias para explorar aumenta. A marca torna-se capaz de alavancar equipes diretamente, economizando tempo e dinheiro.
Por fim, ele destaca que com o crescente interesse no tema, a expectativa é que surjam mais consultores, agências e profissionais especializados em desenvolver atividades que envolvam Internet das Coisas e Comandos de Voz.
Quer pensar nas suas embalagens para 2019? Planeje com a QualyPrint.
Fonte: Packaging Digest