Quatro principais tendências em embalagens nutricionais
O mercado nutracêutico – composto por probióticos, proteínas, vitaminas, entre outros – está vendo oportunidades dinâmicas de crescimento e geração de receita. Estes suplementos e alimentos fortificados oferecem benefícios de saúde abundantes. Como meio de sustentar a competição pelo crescimento da inovação tanto nos setores farmacêuticos, alimentos e bebidas, as principais marcas estão procurando por técnicas avançadas de embalagens.
A forte demanda por produtos fitoterápicos, nutrientes isolados, pílulas dietéticas e alimentos processados como cereais e sopas é o principal fator para os fabricantes de embalagens que lidam com esse setor. Todos os produtos exigem manuseio cuidadoso para aumentar a vida útil e a entrega sem danos, que são os principais impulsionadores desse mercado. Veja abaixo as quatro principais tendências nesse tipo de recipientes.
- Cuidado com a falsificação
A integridade de uma marca é vital quando se trata de produtos como nutracêuticos. Isso se torna ainda mais crucial quando há grande concorrência no setor. Assim, os fabricantes recorrem a inúmeras técnicas avançadas, como códigos anti-desvio, impressão digital única e tecnologias invisíveis para proteger os produtos.
- Segurança
Uma tendência importante nesse mercado é a busca e a aquisição de embalagens flexíveis para proteger os produtos contra oxidação, umidade, desidratação, bactérias, entre outros. Este tipo de recipiente economiza espaço e reduz o peso, uma grande vantagem para armazenamento e transporte.
- Responsabilidade ambiental
A crescente preocupação com o meio ambiente e os efeitos a longo prazo do uso de certos materiais de recipientes tornou os fabricantes do mercado mais cautelosos. A adoção de soluções de embalagem verde é uma tendência importante do mercado. Por exemplo, a mudança de plástico para papel.
- Adaptação às demandas dos consumidores
Os requisitos dos clientes continuam mudando, o que é um fator essencial que os fabricantes precisam considerar. Junto com a demanda por etiquetas fáceis de ler e materiais seguros para crianças, há um aumento constante em tendências como:
- Mobilidade on-the-go: embalagem de viagem para armazenamento conveniente;
- Uso único: use e misture com uma dosagem pré-medida;
Em termos de formato, os consumidores preferem recipientes plásticos incluindo frascos, latas e garrafas para suplementos, enquanto garrafas de vidro são preferidas para cápsulas, líquidos, tabletes e pós. Além dos materiais, os clientes também consideram o tipo de caixas externas, selos, etiquetas, fechaduras, entre outros.
Esforços de sustentabilidade de governos e fabricantes são mais esperados para impulsionar as oportunidades de crescimento no futuro próximo.
Fonte: Packaging Digest