Confira a importância da tipografia para o design de embalagens
Existem diversos fatores que influenciam o modo como uma pessoa percebe um recipiente: formato, tamanho, cor, tipografia, entre outros. O tipo de letra utilizada em uma embalagem é um dos critérios mais relevantes para transmitir a mensagem que a empresa quer passar.
A tipografia em embalagens se refere a tudo aquilo que pode ser lido como tipos de caracteres utilizados incluindo letras, números, pontuações e símbolos, além de estilos, formatos e outros estímulos visuais.
Quando aplicada de maneira correta, a tipografia confere ao design uma personalidade que torna a embalagem única entre os concorrentes e transmite a mensagem da marca antes da pessoa ler.
Alguns tipos de fontes comunicam um estilo mais clássico ou contemporâneo, enquanto outros passam uma mensagem mais séria e elegante. Abaixo estão dois exemplos do mesmo produto com caminhos de tipografia diferentes.
Outras embalagens utilizam de diferentes tipos de escrita para ficar em evidência na prateleira.
Conheça três dicas apresentadas abaixo pelo site de design, DesignHill:
1 – Atenção especial ao texto: quando um rótulo é composto apenas por fotos ou ilustrações, há o risco de as informações que foram apresentadas não serem o suficiente para os consumidores. Algumas marcas conquistam o sucesso apenas com uma tipografia eficiente.
2- Selecione o tamanho de fonte que está mais de acordo com o produto: a dimensão deve considerar quem está lendo e qual o contexto. Embalagens que buscam atrair crianças costumam ser as mais chamativas.
3- Escolha a cor da fonte: pensando no contraste que proporciona a melhor legibilidade, muitas marcas colorem seus caracteres de branco ou preto. No entanto, utilizar cores que se relacionam com o que está dentro da embalagem pode ser uma estratégia eficiente. No exemplo abaixo, a combinação do marrom com o amarelo remete à imagem de um chocolate com manteiga de amendoim.
Existem vários caminhos que podem ser tomados pelas empresas ao criar o design de suas embalagens e a tipografia tem sempre um papel essencial nesta etapa.
Fonte: ABRE