Confira sete tendências de embalagens para você se inspirar
Acompanhar as novidades do mercado costuma fazer a diferença na hora de pensar no desenvolvimento da sua embalagem. Afinal, o recipiente pode chamar a atenção do consumidor e estimular a compra do produto. Dessa forma, saber quais são as tendências do mercado é um hábito que pode contribuir para a sua marca.
Confira o que as marcas têm explorado nas embalagens de seus produtos.
- Cores fortes e vibrantes
As tonalidades fortes e vibrantes geram um impacto visual nos clientes e se diferenciam dos outros produtos que estão nas prateleiras dos estabelecimentos. Utilizar o efeito psicológico que as cores produzem no consumidor é uma estratégia que pode manter a marca presente na memória do usuário e influenciar na compra e identificação do item.
- Inspiração retrô
Esse tipo de formato voltou a ser tendência nas embalagens e na identidade visual das marcas, pois gera um sentimento positivo no consumidor ao ativar memórias antigas, e desperta a curiosidade dos clientes mais novos.
- Uso de ilustrações e linguagem descontraída
Contar uma história ou criar um relacionamento emocional com consumidores utilizando ilustrações e uma comunicação menos burocrática pode ser uma boa maneira de tornar sua empresa mais próxima do cliente e conquistá-lo. Por exemplo, utilizar a embalagem para apresentar instituições que são apoiadas pela empresa através de desenhos ou quadrinhos é uma ação que aproxima o consumidor.
- Formatos inusitados
Recipientes com novos cortes, customizados e personalizados ganham destaque nas prateleiras e distinguem por chamarem mais a atenção dos consumidores. Um grande exemplo de um recipiente diferenciado e prático são os cones de papelão usados para servir batatas fritas, que aumentam o engajamento com a marca e tornam o produto relevante.
- Delivery
A popularização dos aplicativos de entrega de comida influencia até mesmo no desenvolvimento de embalagens. Isso porque agora elas devem ser pensadas partindo do princípio de que serão transportadas por motos e bicicletas de serviços de delivery.
- Abordagem sustentável
O estudo feito pela empresa de pesquisa de mercado GfK (Growth from Knowledge) aponta que os consumidores têm buscado cada vez mais por embalagens sustentáveis. Além de ser um requisito para gerar a simpatia e o engajamento do público consciente, o uso de embalagem sustentável continuará sendo tendência por muitos anos. Por isso, substitua os seus recipientes por materiais de fontes renováveis e que possam ser recicláveis.
- Mídia interativa
Com os avanços da tecnologia chamada NFC (Near Field Communication – Comunicação por aproximação) e da realidade aumentada, a grande tendência é tornar as embalagens mais interativas. A fabricante francesa Obérion integrou uma tela interativa à uma caixa que traz informações e demonstrações de uso, vídeos e o contato da empresa para o cliente.
Fonte: Fispal Food Service