Conheça quatro dicas relevantes para um design de embalagens de sucesso
Como já apontamos em outros artigos do site, o design e a aparência dos recipientes fazem grande diferença na hora do consumidor escolher sua compra. Para ter um impacto positivo no seu produto, é preciso ter um diferencial e um formato que se destaca das demais vendas da prateleira.
Veja abaixo quatro dicas para seguir na hora da criação:
- Combinações de cores
Por mais que o recipiente seja eficiente quanto à sua capacidade de proteger e armazenar, as cores utilizadas nas embalagens são essenciais para chamar a atenção do consumidor e criar valor e identificação com o produto e a marca.
Neutras ou intensas, as cores atuam no psicológico das pessoas e são capazes de estimular sensações positivas que influenciam na relação com o produto. Uma pesquisa feita pela empresa de adesivos Frontier Label concluiu que até 90% dos julgamentos feitos sobre os produtos podem ser baseados apenas nas tonalidades. Além disso, quase 80% dos compradores acreditam que a cor aumenta o reconhecimento da marca.
Um grande exemplo é a embalagem especial da tequila José Cuervo, que muda de cor quando é armazenada em temperaturas mais frias.
Veja mais sobre a relação das cores e embalagens, aqui.
- Conectar produtos e embalagens
Transmitir a história ou característica cultural de um produto por meio da embalagem é uma estratégia que diferencia a marca e cria uma conexão com o consumidor.
A marca Family Farm vende feijão, arroz, grão-de-bico e lentinha. Suas embalagens revelam valores da tradição dos produtos, que são produzidos em pequenas propriedades familiares na Grécia.
- Atenção especial ao texto
Quando um rótulo é composto apenas por fotos ou ilustrações, há o risco de as informações não serem o suficiente para os consumidores. Algumas marcas conquistam o sucesso apenas com uma tipografia eficiente.
- Facilidade de uso
Os fabricantes não podem ignorar a funcionalidade ao escolher a embalagem e projetar o seu design. Um grande exemplo é o creme Lala Retro da marca Sephora, que usa um frasco sem ar com uma bomba que os usuários podem pressionar por uma quantidade pré-dosada de hidratante. Embora o frasco aberto funcione bem para muitos clientes, outros preferem evitar colocar as mãos no creme, o que é a proposta fornecida pela marca.
Com o objetivo de garantir a melhor experiência para um cliente, o design tem várias opções para transformar a embalagem em algo único e original.
Fonte: Abre