Saiba como tornar suas embalagens acessíveis para todos os públicos
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil que não enxergam e 6 milhões com baixa visão. O estudo aponta também que 1,3% da população tem algum tipo de deficiência física e quase a metade desse total (46,8%) tem grau intenso ou muito intenso de limitações. Além disso, o número de idosos no país é um dos maiores do mundo. Dessa forma, a população acima de 60 anos representa hoje 13,5% dos brasileiros, e projeções indicam que essa parcela deve crescer para 24,5% em duas décadas e meia.
Todas essas estatísticas mostram a necessidade de o mercado de embalagens também passar a desenvolver produtos que atendam os diversos públicos com necessidades especiais, buscando formas de contribuir com a acessibilidade dos consumidores. Confira abaixo algumas marcas introduziram soluções em seus recipientes que simplificam o processo de compra, oferecem informações sobre o produto e facilitam o uso:
Bebidas Innocent
Em vez de embalagens cartonadas com tampas pequenas que precisam ser desenroscadas para o consumo, a empresa optou por um modelo que facilita o manuseio do produto. Com uma tampa maior, o consumidor pode abrir a garrafa com apenas uma mão e com menos força. O recipiente ajuda no consumo do produto por pessoas com deficiência motora ou física e idosos.
A Innocent também incentiva seus clientes a tricotar pequenos gorros e enviá-los para a empresa, que os utiliza em suas embalagens nos mercados. Com isso, 25% do valor obtido com a venda de cada recipiente é convertido para a Age UK, instituição do Reino Unido que cuida de idosos carentes.
Handeepax
A Handeepax é uma marca de molhos e outros alimentos, como manteiga e geleia. As embalagens são em formato de tubo com fácil manuseio, no qual o consumidor pode controlar a quantidade a ser utilizada.
Embalagens em braile
De acordo com dados apontados pelo IBGE, é necessário introduzir rótulos com informações em braile nos produtos, o que oferece a oportunidade de o consumidor com deficiência visual saber o que está consumindo. É importante que informações como data de validade e ingredientes utilizados sejam apresentadas para este público. Em relação aos invólucros de remédios, isso é ainda mais relevante, já que a pessoa precisa controlar com cuidado o que está ingerindo.
Colorado
Recentemente, a Colorado lançou uma nova linha de cervejas com essa opção acessível. A marca vai utilizar contrarrótulos autoadesivos com inscrições em braile e pretende levar a novidade para todas as suas garrafas. Além disso, as redes sociais da marca passaram a conter a hashtag #PraCegoVer, utilizada para descrever o conteúdo das imagens e permitir que ele seja reproduzido em aplicativos de audiodescrição.
Coca-Cola
A Coca-Cola deu um bom exemplo ao adaptar a sua famosa campanha que colocou o nome de várias pessoas em embalagens. Ao incluir os nomes em braile, a marca chamou a atenção pela inclusão de todos os seus consumidores na novidade.
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Fonte: Packaging Digest