Embalagens apostam em design minimalista para chamar a atenção de consumidores
A tecnologia provocou um fluxo acelerado de informações que atingem a população diariamente. Como uma resposta a essa movimentação, algumas empresas decidiram investir em embalagens com menos distrações visuais.
Por esse motivo, o minimalismo se tornou a principal estratégia para chamar a atenção do consumidor. Em gôndolas de supermercado, esse tipo de recipiente pode atrair a atenção por não ter diversos elementos gráficos como a grande maioria.
Na prática, existem alguns princípios minimalistas que podem ser identificados em embalagens e que ajudam a criar uma identidade visual própria para um produto. A simplicidade na comunicação do exemplo abaixo ajuda o consumidor a escolher o tipo de bebida que ele deseja.
Outras embalagens ganham destaque ao fazer afirmações que desafiam concepções estabelecidas. A marca Boxed Water apostou na alternativa abaixo com o slogan “Água em caixa é melhor”.
Entretanto, um dos maiores riscos do minimalismo é confundir com a simplicidade. Marcas que acabaram de lançar um produto ou estão há pouco tempo no mercado podem ter dificuldades em adotar um design minimalista. Isso acontece porque a identidade visual delas ainda não são conhecidas.
Em casos de marcas mais conhecidas, como a Nutella, a empresa tem chances de alcançar resultados interessantes com o visual mais “limpo”.
Quando bem planejado e executado, o minimalismo pode dar mais visibilidade a um produto nos mercados. Cabe à marca avaliar se essa é uma estratégia que faz sentido para suas embalagens e para seu público-alvo.
Fonte: ABRE