Estratégia de design aumenta a experiência do consumidor
Geralmente, o primeiro contato do cliente com um produto acontece nas prateleiras, em meio a diversas outras mercadorias concorrentes na gôndola. Por esse motivo, é importante criar estratégias que diferenciem sua marca das concorrentes e chamem a atenção do consumidor.
Uma das formas de influenciar a compra é proporcionar embalagens que geram boas experiências para os consumidores. Confira três exemplos de design de recipientes que podem chamar a atenção do seu público:
- O design facilita o uso de um produto
Uma embalagem pode conquistar um consumidor por sua beleza, mas é fundamental que ela também seja prática. Empresas de alimentação podem desenvolver recipientes que trazem porções menores de um produto para facilitar o consumo e evitar desperdícios.
Um exemplo disso são as embalagens recicláveis usadas pela Guactruck, uma empresa de alimentos localizada nas Filipinas. Inspirada na técnica japonesa de origami, a embalagem pode ser levada para qualquer lugar e oferece um sistema de abertura e fechamento simples.
- Conveniência ao oferecer tamanhos diferenciados
O consumidor procura por recipientes que descompliquem o seu cotidiano. Um dos exemplos são as embalagens de molhos, que costumam vir em vários formatos: desde potes um pouco maiores para uso familiar até sachês individuais, que possuem um custo menor e são consumidos mais rapidamente.
Este é o caso das embalagens de Mini Oliva, que trazem apenas 14 ml de azeite e foram feitas para serem utilizadas apenas uma vez. Ligado ao formato de uma azeitona, o design garante mais destaque nas prateleiras.
- Deixar a marca mais sustentável
O estudo feito pela empresa de pesquisa de mercado GfK (Growth from Knowledge) aponta que os consumidores têm buscado cada vez mais por embalagens sustentáveis. As marcas que desejam aplicar o conceito em seus recipientes devem pensar em todo o processo de desenvolvimento e considerar os materiais utilizados em todas as etapas do processo, inclusive o transporte para os pontos de vendas.
A Scanwood é uma das principais fabricantes de utensílios domésticos da Dinamarca e apresenta essa preocupação. Para mostrar que seus produtos de madeira vieram da gestão responsável de florestas sustentáveis, o design mostra a conexão dos itens com a natureza.
Fonte: Abre