Estudo mostra a influência da tecnologia na hora da compra
Uma pesquisa realizada pela GS1 Brasil, empresa responsável por implementar padrões de identificação de produtos a população brasileira utiliza, em média, três canais diferentes para buscar informações: internet (75%), aplicativos (37%) e redes sociais (37%). Nas mídias sociais, os usuários consideram a opinião e a experiência de outros clientes para decidir sobre determinada marca.
O avanço da tecnologia transformou o smartphone em um centro de informações e as marcas devem acompanhar esse processo exibindo produtos online e offline. A pesquisa identificou que mais de 80% dos consumidores já usam o celular para buscar informações, mesmo que eventualmente. A procura acontece desde a comparação de preços (92%) e acompanhamento do prazo de entrega do e-commerce (91%), até a composição de mercadorias (85%).
A facilidade que os consumidores possuem de buscar informações sobre produtos faz com que as marcas busquem estratégias para criar novidades e embalagens que se destaquem entre os concorrentes.
Adicionar novas formas de rastreamento, incluir mais dados online de produção e permitir a interação digital com o cliente são alguns dos principais exemplos de se aproximar do consumidor.
Fonte: ABIEF