Descubra como a cor da embalagem influencia os consumidores
No atual espaço do varejo competitivo, é importante que as marcas causem uma impressão positiva nos consumidores e ganhem destaque nas prateleiras. Por isso, profissionais de marketing recorrem cada vez mais a conhecimentos de psicologia da cor. Uma pesquisa feita pela empresa de adesivos Frontier Label concluiu que até 90% dos julgamentos feitos sobre os produtos podem ser baseados apenas nas tonalidades. Além disso, quase 80% dos compradores acreditam que a cor aumenta o reconhecimento da marca.
O primeiro passo é entender os efeitos e as emoções que um esquema de coloração pode causar. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de web design e marketing WebPageFX, os consumidores fazem julgamentos subconscientes sobre os produtos em menos de 90 segundos. Os tons frios, por exemplo, promovem um ambiente ou uma mentalidade tranquila e calma, enquanto as quentes são mais estimulantes.
Em situações como a embalagem queira passar a ideia de felicidade, usar o verde pode não ser a melhor opção por representar tranquilidade e conforto. Já o laranja combina a energia do vermelho com a felicidade do amarelo.
Permaneça adaptável
A introdução de novos rótulos pode ser o momento ideal para brincar com cores e realizar testes. Uma estratégia interessante, segundo os especialistas, é manter a fidelidade à imagem da marca nos produtos principais, mas incluir novos esquemas em rótulos ou pacotes temporários. Também pode-se optar por escolher uma terceira tonalidade além das duas que são prioritárias nos seus produtos e testá-la de acordo com cada mercado, mensurando os resultados.
Além disso, as cores usadas nos espaços voltados para o consumidor sempre terão um impacto profundo na forma como uma empresa, marca ou produto é percebido por um público. Sabendo disso, empresas e marcas precisam fazer considerações estratégicas sobre os locais onde os produtos são expostos para escolher cores de embalagens, logotipos e rótulos de produtos.
Fonte: Packaging Digest