O que esperar do mercado de embalagens de alimentos até 2020
Analisar tendências de mercado é uma prática fundamental para qualquer negócio. No caso da indústria de embalagens de alimentos, as empresas precisam acompanhar de perto as mudanças nos hábitos dos consumidores para desenvolver novas ideias e bons resultados.
Por isso, separamos os cinco principais tópicos e tendências do mercado de embalagens de alimentos até 2020. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Confira abaixo:
-
Conveniência e simplicidade
Para o consumidor, produtos práticos que economizem seu tempo são os mais atrativos. Dessa forma, as marcas devem levar em conta alguns fatores durante a produção dos seus recipientes, como a facilidade de abertura, porções individuais e embalagem “abre e fecha” para evitar o desperdício. Invólucros também podem ser diferenciados no sistema “on the go”, que pode ser consumido em qualquer lugar e hora, com opção de rápido descarte.
-
Estética e identidade
Para diversas ocasiões presentes no dia a dia, como aniversários e comemorações, os consumidores buscam produtos mais sofisticados, e com um maior cuidado estético. Por isso, muitas marcas possuem suas “linhas premium”, específicas para momentos em que o cliente está em busca de algo mais refinado. Neste caso, as embalagens artesanais e com estilo retrô são as mais procuradas.
-
Qualidade e novas tecnologias
A tecnologia se desenvolve e os recipientes aproveitam essa mudança. O futuro do mercado é baseado em dois tipos: embalagens ativas, que prolongam o tempo de vida do produto, e invólucros inteligentes, que são capazes de comunicar alterações ligadas à qualidade do alimento.
Além disso, a nanotecnologia é outra inovação que protege os produtos da umidade e contaminação de micro-organismos. Hábitos que permitem ao consumidor ter maior controle em relação à duração do alimento.
-
Sustentabilidade
No caso das embalagens, há um investimento crescente em otimização dos materiais, reciclagem, gerenciamento de resíduos e logística reversa. As empresas que conquistam pessoas nesse quesito se esforçam para reduzir seu impacto no meio ambiente e pensam em maneiras de tornar sua produção mais sustentável.
Nesse ponto, os recipientes podem ser feitos em um tamanho menor, o que significa que o processo de produção gasta menos matéria-prima, energia e água. Além disso, com embalagens flexíveis, é possível transportar a mesma quantidade de invólucros em um número menor de caminhões, o que consequentemente diminui as emissões de gás carbônico.
-
Segurança
No atual mundo globalizado, a comunicação tem um lugar fundamental. Notícias e dados sobre a segurança de alimentos atingem milhões de consumidores, tornando-os mais atentos, exigentes e informados. Por isso, a embalagem deve assumir o importante papel de garantir a segurança, a qualidade e a confiabilidade de produtos, mostrando o valor nutricional de um alimento, a data de validade e a localização do fabricante, por exemplo.
A população está cada vez mais atenta e interessada em saber exatamente o que está consumindo e as marcas precisam ser transparentes em relação a isso. Conhecer tendências do futuro é um passo na direção certa para uma empresa que deseja inovar seus produtos, processos e embalagens.
Fonte: Abre