Pesquisa aponta aumento do consumo de produtos saudáveis
De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, 27% dos consumidores brasileiros estão realizando mudanças na alimentação, o que inclui um consumo maior de frutas e sucos naturais. Os produtos zero lactose tanbém começam a ganhar força. A categoria de leites sem lactose cresceu 7,9% em volume e 12,6% em valor. De acordo com o levantamento, 20% das famílias já compraram algum produto zero lactose.
O estudo ainda revela que 389 mil consumidores deixaram de comprar açúcar refinado em 2018, uma queda de 0,4% em volume e 19% em valor comparado ao ano de 2017. A versão demerara, menos refinada e sem aditivo químico, teve um aumento de 6,9% para 10,6% no mesmo período, o que corresponde a 2 milhões de domicílios compradores em 2018. Volume e valor também se destacaram positivamente, com alta de, respectivamente, 50,4% e 44,8%.
“Já faz algum tempo que a saudabilidade tem sido um fator importante na hora das compras não só no Brasil, mas em todo o mundo. Agora, o movimento ganha mais força. A entrada de produtos como o açúcar demerara e zero lactose na lista de compras revela um consumidor mais atento e alinhado às preocupações globais com a saúde”, afirma Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar Worldpanel.
O consumo das carnes bovinas, brancas e suínas também apresentaram queda no volume em 2018. Dos lares que declararam ter feito mudanças nos hábitos alimentares, 50% afirmaram que diminuíram o consumo das carnes vermelhas.
Presentes na casa de 97% da população, os refrigerantes também tiveram menos compradores: 222 mil domicílios deixaram de colocar a bebida na mesa. O mesmo aconteceu com o leite UHT, que perdeu 611 mil lares no período.
Fonte: Kantar Worldpanel