Estudo mostra benefícios das embalagens plásticas
Com o intuito de detalhar os custos e impactos socioambientais das embalagens plásticas, a empresa britânica Trucost desenvolveu um estudo para calcular o valor total de produção e compará-lo ao benefício que elas trazem ao reduzir a perda de alimentos. A pesquisa, que recebeu o apoio da Braskem, considerou três tipos de comidas: iogurte, arroz e carne.
Os resultados apontam que o uso de embalagens plásticas é essencial para diminuir o desperdício dos alimentos, que chega a ser de 1,3 bilhão de toneladas por ano. Elas são responsáveis pela proteção do produto e de todos os recursos naturais e humanos investidos no processo, que são perdidos quando a mercadoria estraga.
Além do valor econômico, existem também os fatores externos positivos e negativos. Eles não estão na quantia paga pelos consumidores ou indústrias produtoras, mas são cobrados de toda a sociedade, pois afetam diretamente a qualidade de vida de cada um.
Resultado através dos alimentos
O estudo mostra que o plástico em embalagens de iogurte evita o desperdício de alimentos quatro vezes mais do que o custo de produção do plástico e sua disposição final. Em relação ao arroz, a escolha é 43 vezes mais eficiente. No caso da carne, a vantagem é ainda maior: a utilização do plástico é 148 vezes mais econômica do que se o produto fosse vendido sem esse tipo de material.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.
Fonte: Abre