Pesquisa aponta que consumidores confiam mais no Google que na opinião de amigos e familiares
Recentemente, publicamos um artigo que apresentava estratégias sobre como desenvolver embalagens que chamam a atenção do usuário nas redes sociais. Com os consumidores voltados cada vez mais para a internet, é essencial que as marcas e os varejistas busquem formas de interagir e se destacar diante da enorme oferta de conteúdo presente no ambiente digital.
De acordo com um estudo realizado pela HubSpot, plataforma de marketing, vendas e atendimento ao cliente, 51% dos consumidores brasileiros têm mais confiança nas informações do Google do que na opinião de amigos e familiares. A pesquisa ainda aponta que 72% dos entrevistados utilizam o buscador para descobrir novas marcas e produtos. Em segundo lugar nessa categoria, destaca-se o Facebook e, em terceiro, o Youtube.
Segundo o Diretor de Marketing da HubSpot para o Brasil, Rodrigo Souto, não são somente as lojas totalmente online que se beneficiam dessa transformação. “Os consumidores não estão buscando no Google apenas os produtos que podem ser adquiridos na internet, mas também por itens que possam ser comprados em loja física”, explica.
Souto afirma que atualizar horário de funcionamento, website e telefone no perfil empresarial do site de buscas é regra básica: “Varejistas não devem perder negócios por causa de algo evitável, como um número de telefone errado”, explica.
Além das informações de contato, é importante ficar atento às avaliações feitas pelos usuários, que, hoje, conseguem ter impacto significativo e atingir um número maior de pessoas. Na visão de Souto, uma análise negativa pode repelir um potencial cliente. “O consumidor moderno pode deixar de ir a uma loja avaliada com três estrelas pois, provavelmente, dará preferência para uma loja com melhor pontuação segundo os outros usuários”, analisa.
Por este motivo, saber aproveitar as ferramentas disponíveis no Google faz parte do processo de conexão das marcas com o consumidor. Uma das maneiras dos varejistas se destacarem nas buscas em plataformas é investir na geração de conteúdo, também conhecida como inbound marketing.
Redes Sociais
O estudo do Hubspot também apresenta quais são as redes sociais preferidas pelos brasileiros: Facebook (36%), Google (23%) e Youtube (21%). Para ampliar o alcance de seus consumidores, é importante é alinhar a estratégia de inbound às redes sociais, por meio da divulgação de conteúdo e campanhas digitais.