Quatro áreas nas quais a embalagem inteligente se destaca
Nos últimos anos, os profissionais da indústria de embalagens começam a discutir mais sobre a influência da tecnologia neste setor. Mesmo com os códigos de barra e os QR Codes provando ser bem-sucedidos e aceitos, essas tecnologias geraram preocupações quanto ao custo, viabilidade e engajamento do consumidor.
Neste momento, a indústria presencia o progresso do design e da produção para incorporar, de maneira econômica, a tecnologia de comunicação por campo de proximidade (NFC) para as embalagens. Embora ambiciosa, a NFC tem o potencial de revolucionar a forma como os clientes interagem com os recipientes.
A ideia de embalagens de alta tecnologia oferece a possibilidade de uma relação entre esse segmento da indústria e as empresas tecnológicas, com o objetivo de estabelecer a internet das coisas como característica dos lares modernos. Alguns exemplos da implementação da novidade seriam latas de comida alertando que o produto está prestes a expirar, uma garrafa de leite avisando que o mesmo está acabando ou uma caixa de macarrão sugerindo novas receitas com os demais ingredientes da cozinha.
Confira quatro perspectivas sobre a forma como a embalagem inteligente pode ser utilizada:
- Conteúdo
Ao escanear códigos NFC, os consumidores poderiam obter acesso a receitas, instruções de culinárias e inspiração para produtos específicos. Ao ajudar as marcas a se envolverem com os clientes, os recipientes podem desenvolver um papel significativo no aumento do engajamento e estimular a compra de outros produtos.
- Reabastecimento
Ao alertar os consumidores quando estão ficando sem um produto específico, as embalagens podem ajudar as marcas a automatizar o reabastecimento. Isso estimularia a fidelidade do cliente.
- Prazo de validade
Na mesma linha, a tecnologia pode ser usada para detectar quando um produto está prestes a atingir sua validade, diminuindo o desperdício.
- Autenticidade
Outro ponto que pode ser um verdadeiro diferencial é a oportunidade de empacotamento para auxiliar a verificação da autenticidade, garantido que não haja adulteração. Ponto de grande interesse para diversas empresas, especialmente em mercados emergentes, no qual a qualidade e a segurança dos alimentos são uma grande preocupação para os consumidores.
Para que as embalagens inteligentes sobrevivam além do tempo de ser apenas uma novidade, a indústria, em conjunto com as marcas de alimentos e as empresas de tecnologia, deve garantir que o diferencial ofereça valor real ao consumidor com disponibilidade consistente e administrável.
Fonte: Packaging Digest