Pesquisa da Nielsen revela fatores que impulsionam busca por embalagens práticas
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, os clientes têm dado preferência para produtos que geram praticidade no seu dia a dia. Dentro dessa estratégia, as embalagens ganham ainda mais importância. Afinal, além de destacarem as mercadorias na gôndola, também possuem a função de transmitir informações, aumentar o contato entre a empresa e o comprador, aumentar a praticidade e diminuir desperdícios, entre tantas outras.
O estudo aponta que 38% dos consumidores latino-americanos procuram mercadorias que facilitem o consumo, enquanto 28% buscam produtos práticos e adequados para casas pequenas. Somado a isso, dados coletados pela Euromonitor, empresa britânica que organiza estratégias sobre mercados, mostram que o número de casas com apenas um morador cresceu 332%, o que gera impacto no desenvolvimento de embalagens menores e mais econômicas.
Confira abaixo quatro fatores que impulsionam a escolha do consumidor por embalagens práticas:
1. Estilo de vida mais acelerado
O cotidiano da população está cada vez mais corrido e conectado. Os consumidores realizam trajetos mais longos até o trabalho e acumulam estresse e ansiedade. Recipientes à vácuo são um grande exemplo de embalagens que podem facilitar o dia a dia desse tipo de consumidor, pois mantém os alimentos preservados por longos períodos. Dessa forma, é possível encontrar diversos alimentos como frutas, verduras e temperos já higienizados, cortados e prontos para consumo, o que contribui com a rotina de quem precisa cozinhar ou procura por uma refeição mais saudável.
2. Aumento da utilização da tecnologia
O uso da tecnologia é fundamental para alcançar a conveniência, em qualquer lugar onde o consumidor estiver e no momento em que for preciso. Incorporar a internet nas embalagens é um investimento de diversas marcas. Um grande exemplo dessa novidade foi um teste feito através da tecnologia de comunicação por campo de proximidade (NFC). Ao escanear as embalagens, os consumidores tinham acesso às receitas, instruções de preparo das refeições e sugestão de produtos. Ao ajudar as marcas a se envolverem com os clientes, os recipientes podem aumentar seu papel significativo no aumento do engajamento e estimular novas compras
3. Economia no consumo e armazenamento
As necessidades mais abordadas pelos consumidores são facilidade, utilidade e simplicidade, sempre pensando da otimização do tempo. Dessa forma, essas questões devem ser recorrentes em todos os meios de acesso ao cliente. Os recipientes seláveis reúnem as três necessidades do consumidor. Além da conveniência, funcionalidade e praticidade, as embalagens seláveis apresentam vantagens na possibilidade de empilhamento e ocupam menos espaço.
4. Busca por novidades
Para pensar no crescimento da empresa, é importante visualizar o produto dentro e fora da loja, como o tamanho da embalagem, e-commerce, ofertas personalizadas e entregas em domicílio. Embalagens que fogem ao padrão comum existente no mercado e geram experiências ao costumam chamar a atenção do consumidor nas gôndolas.
Fonte: Nielsen
Quer pensar nas suas embalagens para 2019? Planeje com a QualyPrint.