Saiba como apresentar os valores da sua marca nas embalagens
Criar ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo faz parte da responsabilidade social de uma empresa. As embalagens são uma ótima maneira de divulgar os valores da companhia, pois são diferenciam a mercadoria nas gôndolas e geram uma relação estendida entre o consumidor e o produto.
De acordo com Clotilde Perez, consultora da Casa Semio, uma empresa com foco na semiótica, a cultura visual e o design está se tornando cada vez mais importante. “O uso midiático dos invólucros já acontece há algum tempo, mas o uso sensível e expressivo deles é mais recente. Isto acontece porque vivemos em um momento de valorização muito grande da sensibilidade da memória afetiva. Há muito tempo já são feitas edições especiais, e agora isso ganha uma nova perspectiva de afeto”, comenta.
A presidente da Associação Brasileira de Embalagens (Abre), Gisela Schulzinger, acredita que as marcas buscam trazer a experiência como foco principal de seus produtos. “A embalagem sempre foi um ponto de contato importante na construção e percepção dos valores de uma empresa. Ela transmite uma série de informações que contribuem para a criação de um posicionamento”, reforça.
Ela ainda acredita que o desafio está no processo fabril e no desenvolvimento de novas tecnologias e materiais, e que toda a cadeia de produção deve estar interessada na inovação. “As empresas e designers têm essa vontade, mas o impasse é a indústria conseguir fornecer o necessário do ponto de vista técnico e de custo. Os processos não são tão simples”, reforça a presidente.
Confira três ações que mostraram os valores das empresas por meio das embalagens:
No ano passado, a Dove chamou atenção ao lançar uma série de recipientes com diferentes formatos. O objetivo era refletir a diversidade de corpos das mulheres e quebrar o padrão estético das divulgações publicitárias.
Já a Skol lançou a série de latinhas “Skolors”, uma edição limitada com cinco tons diferentes que buscaram representar a diversidade e beleza das cores das pessoas.
Durante a 21ª edição da Parada LGBT de São Paulo, que ocorreu em junho de 2017, a Skol adaptou sua lata de 269 ml com a bandeira representativa da comunidade. Como cerveja oficial e principal patrocinadora do evento, a marca ainda destinou parte da venda do produto para a Casa 1 – Centro de Cultura e Acolhimento LGBT+, que acolhe jovens expulsos de suas casas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
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Fonte: Packaging Digest