Seis tendências de consumo que impactam no mercado de embalagem
A embalagem é uma peça que se comunica por si só. Além de ser um elemento, ela faz parte da identidade visual da marca e pode ser determinante na decisão do consumidor na hora de comprar o produto. Por isso, é necessário pensar com cuidado na comunicação que o recipiente pode transmitir.
A Mintel é fornecedora global de pesquisas e divulgou um estudo com as seis principais tendências de consumo que refletem no setor de embalagens.
Confira:
1- Evolução digital
A evolução digital está ligada principalmente à personalização dos produtos. Os consumidores que participaram do estudo afirmaram que pagariam mais pelas embalagens personalizadas. Um dos exemplos utilizados foi a ação da Coca-Cola, que colocou artistas na lata para fazer “o hit do ano”. A personalização de um recipiente é uma forma das marcas investirem mais em edições limitadas.
2- Informações claras
O consumidor se tornou mais exigente e criou o hábito de buscar mais informações sobre os produtos que estão nas prateleiras dos supermercados, principalmente na área de alimentos. Os clientes têm interesse em saber os ingredientes, atributos funcionais, restrições, entre outros.
3- Embalagens flexíveis
O recipiente flexível é considerado o mais moderno por 32% dos consumidores consultados. Por este motivo, algumas marcas têm investindo ações de desenvolvimento e marketing nessa área.
4- Recipientes ecológicos
No momento em que o preço e a qualidade do produto são identificados como similares, os consumidores acabam optando por alternativas ecológicas. Na hora da compra, a sustentabilidade tem grande força nesse setor.
5- Tamanho
Por uma característica social do consumidor, tem se tornado cada vez mais importante fornecer embalagens de “tamanho certo”. Ou seja, para ocasiões em que é necessário um fácil transporte e consumo. Diversos estudos apontam que as famílias estão diminuindo cada vez mais e os recipientes compactos estão ganhando espaço no mercado.
6- Embalagens conectadas por celulares (Mobil-Ution)
Futuramente, o ambiente móvel vai se tornar a nova linha de frente na batalha para ganhar os clientes. As marcas estão investindo na comunicação próxima do cliente como a NFC (Near Field Communication), que faz o consumidor interagir com a embalagem por meio do QR Code, e em bluetooth de baixa energia.
Um grande exemplo do acerto do NFC é que, quando a embalagem possui esse sistema, você pode aproximar o aplicativo do celular na prateleira onde o produto está e, na tela do celular, aparece é mostrado o preço.
Fonte: Mintel