Setor supermercadista prevê alta de 3% nas vendas em 2018
Segundo dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), as vendas cresceram 1,25% em 2017 em comparação com 2016. Apesar da alta, o valor ficou abaixo da estimativa de 1,5% para o ano. Para 2018, a associação dos supermercados prevê um aumento de 3 por cento.
Com o resultado do ano passado, o setor conseguiu crescer dois anos seguidos. Em 2016, as vendas aumentaram 1,58%, depois de uma queda de quase 2% em 2015. Os números de 2017 ficaram pouco abaixo do esperado porque a deflação nos alimentos superou a previsão da ABRAS. Preços mais baixos geram aumento de renda disponível e maior consumo, mas isso não ocorre nas lojas de forma imediata.
Para 2018, há uma estimativa de maior estabilidade nos preços de itens da cesta básica, pois as safras tendem a ser menores. Além disso, ainda deve ocorrer uma certa elevação da demanda em algumas categorias, com a melhora do cenário econômico. Esse contexto sustenta a previsão de alta de 3% no ano.
Demais análises
Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o país teve o melhor mês de dezembro desde 2007 em termos de saldo de emprego, e o nível de confiança do consumidor avançou em janeiro pelo sexto mês seguido. Em dezembro de 2017, as vendas dos supermercados registraram aumento real de 2,55%, em relação ao mesmo período em 2016, segundo a ABRAS.
Para 2018, a consultoria não vê espaço para crescimento em todos os canais do varejo – com exceção, por exemplo, de supermercados.