Três situações em que uma marca deve mudar o design das embalagens
Megaeventos e datas importantes sempre influenciam o dia a dia do consumidor. Atualmente, o maior exemplo disso é a Copa 2018, onde o futebol invadiu a casa e a vestimenta dos torcedores. Muitas marcas estão acompanhando esse sentimento nacional e mudaram as embalagens para edições limitadas.
Considerando esse contexto, surgem algumas questões sobre quais são os momentos ideias para modificar o design de uma embalagem e o qual impacto essa alteração pode causar.
Ao pensar sobre o desenvolvimento de uma embalagem, é importante preservar a aparência para que elas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. Cores, tipografia, logotipo e formato são características que ajudam a contar a história de uma marca e são fundamentais para a boa relação de um determinado público com um produto.
Dessa forma, qualquer mudança de design, por menor que seja, é sempre um risco e deve ser pensada com cuidado. Afinal, é mais complicado modificar uma identidade que já está bem estabelecida do que criar uma do zero.
Embalagens criadas para acompanhar o sucesso de eventos mundiais seguem a mesma lógica daquelas desenvolvidas especialmente para datas comemorativas, como o Natal. Em períodos como esse, as pessoas estão mais receptivas às embalagens que refletem o clima de festa.
Valores
Organizações que seguem caminhos mais sustentáveis querem que suas embalagens deixem claro esse posicionamento. Uma mudança nos materiais que compõem o recipiente pode atingir um novo público mais preocupado com os impactos ambientais.
Como um grande exemplo, a fabricante de computadores Dell passou a utilizar os resíduos plásticos encontrados nos oceanos para a fabricação de suas embalagens.
Atualizações
Com o passar do tempo, o design de uma embalagem precisa se modernizar para não correr o risco de ficar ultrapassado. Mudanças assim colocam a empresa no foco das atenções e atraem potenciais clientes interessados em novidades.
Quando isso acontece, algumas características da identidade visual costumam ser preservadas para que os consumidores continuem reconhecendo o produto. Veja abaixo o exemplo da Coca-Cola:
Destaque
Na hora de adquirir um produto, as pessoas têm uma grande variedade de opções ao seu alcance. A escolha por determinada marca muitas vezes é motivada pela embalagem. Nesse cenário, empresas podem modificar o design de suas embalagens como forma de se diferenciar da concorrência, ao mesmo tempo em que causam uma boa impressão em seu público-alvo.
As alterações podem ser simples como letras levemente arredondadas ou uma paleta de cores que indica sofisticação.
Não existem regras sobre o melhor momento para alterar o design de uma embalagem, mas as marcas geralmente fazem isso quando é necessário e positivo. Depender de um recipiente por vários anos não é bom, assim como mudar frequentemente também não. O ideal é encontrar um equilíbrio e sempre ter o máximo de dados possíveis antes de tomar uma decisão.
Fonte: ABRE