Pesquisa de Oxford aponta como a embalagem influencia a percepção do sabor dos alimentos
A expressão “comer com os olhos” é um bom exemplo de como o visual influencia a nossa vontade de ingerir alimentos. Na gastronomia, por exemplo, a forma de apresentação dos pratos chega a ser uma arte, trabalhada com exaustão pelos mais renomados chefs do mundo. Nas gôndolas dos supermercados, não é diferente: uma embalagem bem-feita é essencial para atrair o consumidor e influenciar a compra.
Essas relações foram comprovadas inclusive cientificamente pelo laboratório de Pesquisa Crossmodal no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, comandado pelo cientista Charles Spence. O profissional e sua equipe realizam amplas pesquisas sobre como o cheiro, a visão, o som e o toque influenciam a maneira como as pessoas percebem o sabor.
Sua pesquisa foca em como uma melhor compreensão da mente humana levará ao melhor design de alimentos, produtos, interfaces e ambientes multissensoriais. Os estudos, considerados revolucionários, atraem a atenção da indústria alimentícia a ponto de o jornal inglês The Guardian afirmar que o cientista está “mudando a forma como nós comemos“. E as conclusões são reveladoras.
Confira abaixo dois dos principais itens que podem comprovadamente afetar uma embalagem:
- Cores: um dos experimentos demonstrou que uma simples mudança de cor pode ser determinante para a alterar a percepção do sabor. O procedimento envolveu a emblemática lata vermelha da Coca-Cola. Em 2011, houve uma edição especial do produto na cor branca visando à arrecadação de fundos para os ursos polares em extinção. Os consumidores, então, passaram a reclamar que o sabor do refrigerante estava diferente, mesmo a fórmula sendo exatamente a mesma.
- Formas: outros experimentos mostraram que o formato dos recipientes também pode influenciar a percepção de sabor. Em 2012, a fabricante Mondelez mudou um biscoito tradicional de quadrado para arredondado e recebeu reclamações de que o produto estava mais doce. Algo parecido aconteceu com um simples pedaço de cheesecake. O prato redondo dava a sensação de ser 20% mais doce que o quadrado. Desta forma, os pesquisadores concluíram que formatos redondos estimulam os sabores doces. As pesquisas também verificaram que pequenas mudanças no tamanho de uma embalagem afetam drasticamente a percepção da quantidade do produto.
Por isso, é tão importante investir na qualidade da embalagem do seu produto, para saber mais sobre os processos da QualyPrint, clique aqui.