Três estratégias de desenvolvimento de embalagens para o consumo consciente
Para evitar que grandes quantidades de comidas terminem no lixo, algumas indústrias de embalagens oferecem soluções criativas para melhorar a relação entre consumo e desperdício.
Conheça abaixo três tendências que podem ser adotadas pela sua empresa.
1- Porção adequada
Alguns recipientes são criados com o objetivo de mudar positivamente o cotidiano do consumidor. O número de pessoas que moram sozinhas e têm uma rotina atarefada está aumentando cada vez mais. Por esse motivo, embalagens de porções individuas chamam mais atenção.
Um grande exemplo de recipiente que mantém o estilo de vida desse novo consumidor é a separação entre os filés de peito de frango em compartimentos distintos. Assim, uma pessoa pode comer apenas uma porção e congelar a outra. Confira abaixo:
2- Regular o desperdício
Algumas marcas usam certas estratégias em suas embalagens para que elas possam ser fechadas após o consumo de um alimento. Um exemplo é o zíper abre fecha, que mantém o produto fresco por mais tempo após a abertura. Outra característica sustentável são os bicos dosadores, que facilitam o uso do produto e diminuem o desperdício.
3- Rótulos educativos
Informar a melhor maneira de conservar um produto é um exemplo de como evitar que a comida estrague e seja jogado no lixo. A pizzaria de Singapura “Pezzo” indicou a melhor forma de reaquecer as fatias de pizza e evitar sobras. Confira na foto abaixo:
Fonte: ABRE