Embalagens seláveis se tornam principal opção para conveniência dos consumidores
A demanda por invólucros seláveis cresce em diversos países devido a três fatores: conveniência, funcionalidade e praticidade. Os clientes buscam cada vez mais por embalagens que facilitem o uso do produto, sem a necessidade de utilização de outros instrumentos para abrir o recipiente, como faca e tesoura.
Entre as principais mercadorias apropriadas para esse estilo de embalagem estão as saladas e frutas frescas. Isso ocorre devido ao aumento de vida desses produtos na prateleira e a integridade dele durante as etapas de transporte e armazenamento. Anualmente, o Brasil descarta cerca de 41 mil toneladas de alimentos.
Além disso, os recipientes seláveis apresentam vantagens na possibilidade de empilhamento, ocupando menos espaço. Por essas qualidades, os consumidores aceitam pagar mais caro pelo produto que traz essas vantagens.
Mudança na população que afeta o mercado
Um estudo realizado pela Euromonitor, empresa britânica que organiza estratégias sobre mercados consumidores, o número de casas com apenas um morador cresceu 332% e a participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou 112% nos últimos 20 anos. Esses fatores exigiram maior conveniência e praticidade. Diante deste contexto, o setor de alimentos abriu espaço para os formatos de snacks e refeições prontas cujas taxas de crescimento projetadas são de 4,2% e 1,4% ao ano até 2021.
Com essa abertura no setor, produtos e embalagens que facilitam essa rotina se tornaram os focos dos consumidores que buscam maior funcionalidade. Recipientes que permitem o consumo no caminho ou mantenham os alimentos frescos por um tempo maior estão entre os preferidos.
Foto: Abre